Blog

Será que acabar com produtos plásticos é a melhor solução para a questão do meio ambiente?

Será que acabar com produtos plásticos é a melhor solução para a questão do meio ambiente?

O mundo está mudado, a luta por um mundo melhor se tornou uma realidade. Os produtos devem ser eficientes e de baixo custo, e sem nenhum impacto ao meio ambiente. Nesse momento existe uma grande procura por produtos retornáveis, reutilizáveis e recicláveis, se fala muito sobre coleta seletiva e usinas de compostagem. Mas, o descarte indevido, com certeza, é o assunto que mais preocupa a todos.

No Brasil, somente 15% da população tem acesso à coleta seletiva, o que significa que as maiorias dos materiais plásticos descartados acabam em aterros sanitários ou, pior ainda, nos lixões a céu aberto, rios e oceanos. Uma estimativa recente da ONU revela que pelo menos 8 milhões de toneladas de plásticos são descartados todos os anos nos oceanos. Segundo o mesmo relatório, até 2050, 99% das aves terão ingerido plástico durante sua vida, assim como peixes e até mesmo nós humanos por intermédio dos micro plásticos consumidos pelos animais do solo, mar e ar.

Atitudes como o banimento do plástico são medidas paliativas, que também não resolvem o problema da poluição ambiental. A indústria da celulose, por exemplo, é uma das maiores responsáveis pelo desmatamento e pela poluição de águas doces da Ásia e de outros países do mundo.

Os governantes deveriam se preocupar com campanhas de conscientização de descarte correto e reutilização de materiais. As leis criadas pelas cidades através de seus representantes mais parecem medidas de autopromoção do que medidas de real impacto no meio ambiente e também na sociedade.

PlastBio Embalagens Plásticas
Somos uma empresa que há 20 anos atua no mercado de sacolas e sacos plásticos personalizados, como fabricante e recentemente agregou à sua linha de produtos sacolas de papel personalizadas.

Gostou deste post? Deixe seu comentário